O que você está procurando?

domingo, 24 de março de 2013

O Médico e o Monstro - R. L. Stevenson

E se de repente você se tornasse outra pessoa?

"Uma das mais fantásticas histórias de terror de todos os tempos, O Médico e o Monstro foi escrito em 1886 por Robert Louis Stevenson, o mesmo autor de A Ilha do Tesouro. A novela de Stevenson pertence à uma longa linhagem do chamado gótico romântico, em que a ambição de devassar as verdades mais profundas do universo e da alma desperta forças das trevas e traz à cena bestas, ou às vezes demônios, para sugerir que todos temos, oculto dentro de nós, um pouco do Mal que mais nos apavora."   -Luiz Antônio Aguiar


   Dr. Henry Jekyll era um homem reconhecido e respeitado em Londres. Da alta sociedade, era uma figura inteligente e educada, admirada por todos. Dedica sua vida à pesquisa de uma estranha fórmula que, no ponto onde a história começa, precisa ser testada. A cobaia é um senhor que de acordo com os planos de Henry, deve mudar-se para sua casa para que a provação tenha início. Entretanto, o homem, já de idade avançada, não resiste às forças da natureza, e falece antes de chegar ao seu destino. Jekyll, agora desesperado por não ter como avaliar o funcionamento da substância, aplica-a em si próprio, e espera pelos resultados.
   A droga faz com que o Henry conhecido por todos, deixe de existir, dando lugar ao insensível, macabro e monstruoso Edward Hyde, o lado negro do famoso doutor. Sempre que Jekyll injeta a fórmula em seu sangue, sua personalidade muda por completo, e ele passa a cometer atos que em nada colaboram para a reputação de sua nova identidade.
   O tempo passa e não é mais necessário que a ciência atue na transformação de Henry Jeckyll, ele já se tornou dependente de Hyde. As conversões agora acontecem espontaneamente, sem avisos ou prescrições. À este ponto, não existe mais quem deseje a companhia de Henry, e ele mesmo sabe que sua cidade não está mais segura se ele, Hyde, estiver a solta.
   Então ele se tranca na própria casa, e aguarda pela morte.
 
 
   O Médico e o Monstro é uma obra de linguagem simples, porém muito intensa. Mostra não apenas uma face científica, mas também se baseia em toda uma estrutura psicológica. Dá ênfase a capacidade do homem em demonstrar parte de sua personalidade, porém ocultar outra. Com várias edições e traduções, originalmente titulado como Dr. Jekyll e Mr. Hyde, já foi lançada por várias editoras e vem, através das décadas, deixando sua marca inesquecível.
   Basta procurar para facilmente encontrar menções, alusões e paródias referentes à obra. Um dos livros mais intertextualizados da literatura mundial, que mesmo depois de anos de seu primeiro lançamento, é modelo para textos de mesmo gênero. Um terror extremamente significativo e simbólico, que pode ser considerado o primeiro passo definitivo para a iniciação dos thrillers tão conhecidos hoje em dia.
 
   Os clássicos podem ser para muitos, sinônimo de uma leitura tediosa e incompreensível. Na verdade, muitos são, devido a época em que foram escritos e à estrutura utilizada, o que muito difere da literatura atual. Mas O Médico e o Monstro não se encaixa, de maneira alguma, nesta definição. A obra é intrigante e motivadora. Daqueles livros que você só para de ler quando consegue acabar.
  
   Ps.: Até os dias de hoje, várias adaptações do conto foram feitas para o cinema e/ou teatro.
 
   Dados Importantes>>
   Título: O Médico e o Monstro - Dr. Jeckyll e Mr. Hyde
   Autor: Robert Louis Stevenson
   Assunto: Literatura Estrangeira
   Ano: 1886
   Páginas: Existem de versões mais compactas, de 60, até as mais completas, com o número de páginas mais avantajado.

   Algumas outras edições de O Médico e o Monstro>>
 
      
 
É isso.
Livro super recomendado :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário