O que você está procurando?

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Amazônia: Um caminho para o sonho - M. C. Jachknee


"Quando eu comecei a questionar o universo... comecei a me sentir mais distante das pessoas, cada vez mais distante... Era como se eu estivesse caminhando e os outros continuassem parados."




Em "Amazônia - um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia - a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.




Antes de tudo, eu gostaria de agradecer muito à parceira Marli Carmen (autora) por ter me mandado um exemplar do livro, autografado e tudo - mostro quando fizer a Caixa de Correio - e com um marcador lindo. Realmente adoreei!
Enfim, estava muito ansiosa para lê-lo, devido aos comentários maravilhosos (os quais já mencionei) que encontrei em outros sites, e o tema, claro, levando em conta que meus conhecimentos culturais referentes à região norte do país se resumiam à... bem... simplesmente não existiam. ;)

Amazônia foi sem dúvida uma surpresa! Não se pode definir o enredo apenas como uma aventura de peregrinos curiosos, apenas como uma busca por um sonho ou como uma obra de ensinamentos didáticos, é uma mistura harmoniosa de todos estes temas.
Enquanto Rafaela (oops' minha xará :D) está em uma luta incessante para ter seu lugar no mundo e finalmente escrever seu livro,  surge a paixonite por Daniel, tio de uma de suas melhores amigas, que também está participando da viagem. E enquanto a trama se desenvolve, vão se colocando fatos sobre a Amazônia e sua cultura tão sutilmente, que nem é possível perceber que é a mesma matéria que somos obrigados a decorar na escola. Sinceramente, só depois que terminei que fui perceber que muitos tópicos dos diálogos brilhantes entre os personagens, eram títulos nos meus livros de história (que por acaso eu nunca havia conseguido entender), para quem está estudando a colonização do Brasil, a industrialização, a Bella Epoque ou os projetos de Henry Ford, entre muitos outros conteúdos, Amazônia é uma salvação!

Mas voltando à história... Os cinco viajantes do Sul percorrem um caminho longo para conhecer toda a região, nessa parte vão aparecendo as lendas - incríveis -, e até mesmo um acontecimento bem "sobrenatural" envolvendo um amuleto famoso do local, o muiraquitã:


A Cultura dos lugares por onde passam sempre se torna tema das conversas diárias do quinteto, discussões inteligentes que vão além do que se pode enxergar e sempre ensinam alguma coisa (muitas coisas na verdade).
Sobre os personagens, Rafaela, como já dito anteriormente, é uma sonhadora calada mas que evolui bastante durante o livro. Ana Carolina é uma jovem doce e sábia, que sempre sabe o que dizer e pensa, na maioria das vezes, primeiro nos outros do que nela própria. Camila é uma aventureira brincalhona, sempre pronta para o que der e vier - isso quando não está dormindo. Joana é inteligente e crítica que, após a morte de seus pais (os pais de Ana morreram no mesmo acidente) vai morar com seu tio, Daniel. Daniel é tio de Joana (Aaah, minha nossa... Tá falando sério? Oo). Ele é um professor de história extremamente educado e  inteligente (puxou a sobrinha ^.^), que tem uma queda por Rafaela >> e vice-e-versa. 

A maior riqueza da obra, creio eu, está verdadeiramente na intensa quantidade de conhecimento que trás. A viagem é cheia de revelações, decisões importantes e até mesmo uma triste despedida. Quando acabei estava me sentindo como eles, já com saudade da terra em que passaram um bom bocado de tempo.
Deveria ser leitura obrigatória. Mas enfim, o que andam ensinando nas escolas hoje em dia?

É isso. Recomendadíssimo.
Aqui estão alguns links que pode ser do interesse de você::


Ps.: Me apaixonei pela capa! Ela é ainda mais linda fisicamente, as cores parecem mais vivas e a sensação é de que se está olhando pela janela de um dos barcos que percorrem o Rio Amazonas.

16 comentários:

  1. Rafaela, linda!!!Vc tem um nome muuuito lindo, hein? É um dos meus favoritos (hehehe)
    Eu estou emocionada com sua resenha, menina. Vc "entrou" no livro, viajou com eles e compartilhou!Amei a maneira que vc captou os pontos do livro. Ah, a parte do Muiraquitã é a favorita de muitos leitores...e a despedida...o que dizer? Dói no coração .
    Vivo em um município pequeno e vc sabia que algumas pessoas já me pararam na estrada para indagar como que eu fui fazer aquilo? Duas pessoas chegaram a ir no local do meu trabalho para dizer que eu tinha que escrever a continuação...hehehe
    Obrigada pelo imenso carinho e respeito com meu trabalho. Desejo, do fundo do meu coração, que todos os seus sonhos se tornem realidade diante de seus lindos olhos. Obrigada e beijinhos.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você, Marli ♥
      E sim, você tem que fazer a continuação! Fiquei mega curiosa com a nova aventura nos Andes, e mal posso esperar para viajar pra lá também rsrs
      Bjk'
      Rafa.

      Excluir
  2. Oi, Rafa! Amei sua resenha! Eu também já li esse livro e achei ótimo. A Marli é uma ótima escritora. Aprendi muito lendo esse livro, ele tem uma linguagem fácil, e a gente aprende com uma única leitura coisas que a gente nunca entende na escola, rs.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lê..
      E foi no teu blog que fiquei conhecendo o livro!!
      Então considere-se em parte bem responsável! rsrs
      bjk,

      Excluir
  3. Faço das suas as minhas palavras, Rafaela. A história é linda, a leitura é fácil e, como você disse, quando menos se espera, aprendemos muito sobre a cultura do lugar ( no meu caso, os conhecimentos sobre o local também não existiam rsrs ).

    Uma das coisas que me encantaram no livro é a diferenciação entre turista e viajante. Faz com que todos queiramos ser viajantes, não apenas alguém com uma câmera na mão tirando fotos de um lugar para sempre poder se lembrar. Faz com que queiramos viver nossas aventuras, conhecer as pessoas, conhecer a história dessas pessoas, do lugar em que elas vivem.

    Outra coisa muito importante na história e que todos deveriam ler e entender: Nunca devemos desistir de nossos sonhos, por mais improvável que ele possa parecer. Isso faz do livro muito mais que uma história, faz dele uma inspiração, faz dele uma ajuda para que possamos enfrentar nossos sonhos sem medo!

    Parabéns a Marli, por ser uma grande escritora. Obrigado pela história.
    Obrigado a Rafaela também, pela bela resenha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado a história dos turistas e viajantes, foi algo que também me chamou muita atenção - e do qual eu realmente nunca havia pensado na diferença...
      E o sonho, definitivamente uma maravilhosa mensagem do livro - por mais que possa parecer sempre tão complicado conseguir''
      E não precisa agradecer.. Eu que digo 'obrigada pelo comentário!' rsrs

      Excluir
  4. Oi.

    Nossa parabéns pela linda resenha...a Marli merece isso e muito mais..já li o livro e aprendi muito com ele, coisas que até então não conhecia.

    Beijos!

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente impossível lê-lo sem dar um UP nos conhecimentos...

      Excluir
  5. Assim como você ficou, estou na expectativa para embarcar nessa viagem. Não é a primeira vez que vejo alguém comentar positivamente a estória numa resenha, mas a forma bem descritiva que você transcreveu fez o interesse pela leitura aumentar. Curti =)

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom que a resenha aumentou seu interesse Carlos, tenho certeza que não vai se arrepender!

      Excluir
  6. Amazonia - Um caminho para o sonho é um marco da nova literatura, um livro com características históricas, mas com um teor moderno em sua narrativa!!! A Marli sabe balancear muito bem o enredo e conseguiu passar a grandiosidade da cultura amazonica.

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://umaviagemaofuturo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YEAH! Como eu disse, Amazônia deveria ser leitura obrigatória nas escolas! Um modelo que com certeza deveria ser seguido..

      Excluir
  7. Oi Rafa!

    Sua resenha é simplesmente maravilhosa!!!!!!!!!!Amei!!!

    Concordo em tudo com você, principalmente, em:

    "Deveria ser leitura obrigatória. Mas enfim, o que andam ensinando nas escolas hoje em dia?"

    Rafa, se fosse obrigatória esta leitura , seria a leitura obrigatória que todos leriam com enorme sorriso no rosto - he he he.


    Eu li este livro e RECOMENDO!!!!

    Parabéns Rafa, pela resenha encantadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, obrigada mesmo!
      E sim, tenho certeza que ninguém se recusaria a ler Amazônia na escola, seria um método mais eficaz de incentivo à aprendizagem.
      Bjk,

      Excluir
  8. Olá menina tudo bem?

    Gostei da sua resenha! Também concordo que o livro tem que ser uma leitura obrigatória! hehehe

    Eu já li esse livro, e fiquei muito empolgada. Muitos ensinamentos de forma explícita e gostosa de ler!

    Beijos





    ResponderExcluir
  9. Owwn, eu realmente gostei muito deste livro. Sou uma das parceiras da Marli e recebi o meu livro aqui em Portugal. *---*

    Fico muito contente por saber que não fui só eu que gostei bastante do livro. Eu queria um amuleto desses para mim. \o/ Não que eu precise..kkk, mas apenas uma recordação muito boa.

    Gostei da resenha.
    Bjs *--*
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*

    ResponderExcluir