O que você está procurando?

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Parcerias - Renan Carvalho


E mais uma parceria literária ilumina este espaço.
Hoje falaremos um pouco sobre Renan Carvalho e sua obra, Supernova


Renan Carvalho

"Para mim, escrever é como me desligar do mundo e a melhor forma de fazer isso é, sem dúvida, visitando outro. Por isso gosto tanto de fantasia."


Renan cresceu com um gosto inexplicável por histórias fantásticas. Amante de desenhos, HQs, filmes, games e livros, aprendeu, desde cedo, a criar seu próprio mundo. Era o garoto que escrevia mais de vinte páginas nas lições de redação e tirava zero por ter fugido do tema proposto. Com o passar dos anos, ele deixou a fantasia de lado e se voltou para o mundo real. Graduado em Marketing, passou a trabalhar dentro de sua área de formação. Foi apenas com vinte e cinco anos que decidiu buscar os cadernos empoeirados da época de criança e redescobriu sua paixão.

Sobre O Encantador de Flechas, primeiro volume de Supernova:


 Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores. Usando uma narrativa dinâmica e envolvente, Supernova promete entreter o leitor com muita ação, suspense e reviravoltas incríveis. 



E as perguntinhas já aguardadas>>

1- Do que se trata 'Supernova'?
Supernova conta a história de um mundo diferente do nosso, onde o limite entre ciência e magia é muito tênue. O Primeiro livro da série apresenta Acigam, uma cidade isolada, que se fechou com muros e proibiu que seus moradores tivessem acesso a essa ciência. Lá, Leran (o personagem principal) começa a questionar o que ele aprende no colégio e busca aprender a ciência de verdade com seu avô, que já conheceu outras cidades do mundo. Assim o garoto mata sua sede de conhecimento e continua levando sua vida, preocupado apenas com o que fará após terminar os estudos. Porém, tudo muda quando ele e o avô presenciam um terrível assassinato. Leran então descobre que o governo, além de mentir e esconder a verdade, está matando todos os que conhecem a verdadeira Ciência das Energias.

2- Como foi o processo de produção e publicação do livro?
Ele foi produzido em várias partes. Primeiro busquei minhas referências, estudei um pouco e fui colocando a história no papel. Em seis meses eu tinha tudo escrito. Depois veio a fase beta, na qual passei o texto para algumas pessoas darem as primeiras opiniões. Melhorei algumas coisas e então enviei para profissionais do mercado editorial para que eles também me ajudassem a melhorar um pouco mais. Quando estava satisfeito, enviei para uma revisora. Essa fase levou mais uns 5 meses. Aí, com o manuscrito pronto, comecei a procurar por uma editora. Fechei o contrato com a Novo Século depois de alguns meses de procura e demorou mais uns 5 meses para que produzíssemos toda a edição. Resumindo, hehe. É um trabalho e tanto.

3- O cenário de sua obra é uma realidade bem diferente da que vivemos, você já tinha tudo em mente quando começou ou foi criando conforme escrevia?
Todo o projeto do livro já estava em minha mente. Mesmo assim, antes de escrever, eu sempre monto um projeto do livro, para organizar tudo. O que acaba sendo criado durante a escrita são alguns detalhes, coisas que dão acabamento a história. 

4- 'O Encantador de Flechas' é apenas o primeiro livro de uma série, correto? O que vem pela frente?
Exato. Esse livro introduz alguns dos personagens principais da trama maior. E ao contrário de muitas trilogias, O Encantador de Flechas tem um final. Os próximos livros vão apresentar conflitos novos, alguns com personagens já conhecidos, outros com novos personagens. Minha intenção é apresentar várias partes desse mundo de Supernova, mas aos poucos, ao longo dos volumes da série.

5- Quais foram as maiores dificuldades para concretizar o livro?
Eu acredito que a organização do meu tempo. Eu trabalho também, não vivo apenas de literatura. E achar tempo para escrever é sempre complicado. Muitas vezes abro mão de finais de semana com a família e amigos para viajar até Acigam e ajudar meus personagens a concretizar suas histórias. Mas eu amo isso. Não conseguiria deixar de fazer.

6- Qual a mensagem que você deixa para os leitores e para aqueles que ainda não leram 'O Encantador de Flechas'.
 Para os leitores que já mergulharam em Supernova, eu digo "Muito Obrigado". Sei que nas prateleiras de uma livraria existem milhares de títulos e ser escolhido por um leitor não é algo fácil. Sempre que alguém dedica seu dinheiro comprando meu livro e seu tempo lendo-o, eu encaro isso como uma chance que me foi dada e tudo o que eu quero é fazê-la ser válida. Por isso digo e peço que os leitores me digam o que acharam do livro, me digam se gostaram e apontem o que não gostaram. Escrever é um processo de melhora continua e eu estou sempre aprendendo com isso.

Agora para quem ainda não leu, eu vou deixar um link aqui: http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/302750 . Deem uma olhada nas resenhas que já saíram e no que o pessoal está falando sobre o livro. O que eu posso garantir é que "O Encantador de Flechas" tem muita ação e suspense. É um a ventura envolvente com muitas reviravoltas e ainda um tempero de romance que dá uma liga especial à história.

Para quem quiser conhecer mais, dá uma olhada no trailer também. Vocês vão gostar: http://www.youtube.com/watch?v=BcxgooGL0Bc&feature=youtu.be 
:)

Se houver algo a acrescentar, fique a vontade. :)
Eu gostaria apenas de agradecer essa oportunidade de mostrar um pouco mais sobre o meu trabalho. Nós, novos autores, precisamos muito dessa força que os blogs e muitos leitores nos dão. Fico muito feliz com isso. Obrigado!


Agradeço muito à parceria, quando li sobre Supernova pela primeira vez achei extremamente interessante, e estou super feliz que o livro faça parte de nossas parcerias.
E claro, também à paciência de responder o "questionário".
Seja muito bem vindo ao grupo de parceiros, Renan.

Um comentário:

  1. Oi Rafa! Ainda não conhecia o autor... sucesso para ele e para o Temporal de Sonhos também :D
    Te indiquei para um meme: http://www.odomdaescrita.com.br/2013/05/desculpasmeme-eu-e-os-livros.html
    Beijos!

    ResponderExcluir